AO MESTRE GILBERTO MACEDO
   4 de setembro de 2023   │     2:53  │  0

Conheci Gilberto de Macedo quando ainda era adolescente. Eu era amiga de escola de suas filhas Rosana e Carmita e tive a oportunidade de conviver com ele, sua esposa Dona Carmen e toda a família. Eles eram atenciosos e muito educados. Ele também era amigo do meu pai, o prof. Aloysio Galvão. O tempo foi passando, quando em 1980, ingressei na Faculdade de Medicina da Ufal, e tive a oportunidade de ser sua aluna na disciplina de psicologia médica e antropologia durante o curso. Mas tarde, ele foi meu paciente no consultório médico de otorrinolaringologia . É uma honra falar do grande mestre “ O prof. Gilberto de Macedo”, ele era Professor Catedrático da UFAL, foi um dos fundadores do curso de medicina da UFAL, era um professor de senso crítico e democrático, muito dedicado aos estudos e era um grande pesquisador. Publicou vários livros, dentre eles destaco: “A Universidade Dialética” ( Consciência, conflito e violência na Universidade). Diz ele na primeira edição desse livro em 1969: “A Universidade, não se poderia imaginá-la em autenticidade, fora da dialética. É nela onde acontece a idade da razão, da capacidade para o raciocínio, quando se pode concretizar o discurso metodológico, e o dialogo pedagógico para adquirir sua plenitude. A universidade autêntica é reflexiva, compreensiva e criadora. ….mas, crítica.”” ao permitir o conhecimento dos homens e das coisas através do pensamento dialético. Diz ainda: que a liberdade do que se fala é aduzida de consciência social.”
O prof. Gilberto de Macedo escreveu semanalmente crônicas no jornal gazeta de Alagoas, fez parte como membro efetivo do IHGAL e da Academia Alagoana de letras e de outras entidades culturais. A Faculdade de Medicina da UFAL o homenageou, ao inaugurar no dia 11 de outubro de 2019 a “Unidade Docente Assistencial (UDA) Professor Gilberto de Macedo”, localizada próximo da UFAL. Onde são realizadas atividades compartilhadas com a secretaria municipal de saúde, de forma multidisciplinar e interprofissional, envolvendo docentes e discentes da UFAL de diversos cursos.

About Therezita Peixoto Patury Galvão Castro

Therezita Peixoto Patury Galvão Castro. Otorrinolaringologista. Mestre e Doutora em Otorrinolaringologia. Professora Titular aposentada da Faculdade de Medicina da UNCISAL. Professora Associada da Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Coordenadora da disciplina Distúrbios da Voz. Pesquisadora Extensionista e Coordenadora do Projeto de Extensão “dê voz a quem precisa” da FAMED/UFAL. Sócia efetiva do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *