CAMINHAR SEMPRE
   4 de agosto de 2023   │     8:18  │  0

A vida é um eterno construir. Construímos nossa infância, nossa adolescência, nossa profissão, nossa família, sempre caminhando com objetivos, procurando caminhar com passos seguros na realização dos nossos sonhos.
Caminhar sempre foi o destino do homem. A história está repleta de citações: guerreiros e mercadores no século passado e a figura grandiosa do Cristo que sempre caminhou pelas terras do Oriente, levando sua mensagem de amor e paz.
Hoje devemos caminhar porque além de servir de relax faz muito bem à saúde.
Caminhar de queixo erguido, na marcha inexorável do tempo, sem sustos nem desgostos, sem revoltas com as primeiras rugas.


Que importa a idade? O que importa é o que somos, quem somos.
Os especialistas em medicina esportiva e os cardiologistas são unânimes em afirmar que a caminhada é o mais democrático e saudável exercício do mundo.
A atividade física é tão essencial à vida quanto o ar que se respira. É bastante antiga a famosa frase: “Mens sana in corpore sana”. Quer dizer que a mente saudável o corpo acompanha. Todo mundo sabe que o cérebro em equilíbrio é a chave para um caminho bem produtivo. Só que todos sabem disso porém a maioria faz outra coisa. Todo mundo conhece os perigos de uma alimentação errada, principalmente quando se passa dos 50, todos conhecem os malefícios do fumo, do álcool e do sedentarismo. Mas não tem jeito. Insistimos no erro. Assim, meu caro leitor, se você quer viver um pouco mais da média, mexa-se.
A atividade física promove a limpeza das veias e artérias. Isso porque o sangue flui com mais intensidade e rapidez, eliminando toda “sujeira” que encontra. A marcha faz com que o coração trabalhe melhor e todo o organismo fique mais oxigenado. A atividade física também ajuda aos diabéticos e promove um emagrecimento suave. Assim, o efeito é propagador. Dessa forma não importa sua idade, exercite-se. Se por um acaso sua coluna o incomoda ou os passos estão mais lentos, não fique triste e continue sua caminhada. É andando devagar que se aprecia melhor a beleza da paisagem. A saúde é a única coisa que nos faz sentir que agora é a melhor época do ano. Portanto, faça tudo para não perdê-la. Diz um provérbio árabe: “O ontem não passa de um sonho, o amanhã nada mais é do que uma visão. Mas o hoje bem vivido trás felicidade”.
Depois dos 50 anos não deixe de andar. A marcha é bom para qualquer idade, mas os cinquentões aproveitam muito bem, ativando seus músculos, sua circulação e suas articulações. O sedentarismo atrapalha e entristece. Nossos avós já aconselhavam: “Junta parada enferruja”; “Quem não anda desanda”.
Vida, meu amigo, é movimento. Não importa que você tenha 60 ou 70 anos. Exerça alguma atividade. Faz bem ao organismo. Compreenda, entretanto suas limitações. É parte essencial da sabedoria adulta. Tenha cuidado. Nem covardia, nem imprudência. E viva feliz sua vida.
Idade é tempo de fazer coisas. O mal da velhice não é o enfraquecimento do corpo, mas a indiferença da alma.

About Milton Hênio

Milton Hênio Netto de Gouveia, nascido na cidade de Maceió, em 06 de maio de 1937, filho de Antônio Calmon de Gouvêa e Heloísa Corália Netto de Gouvêa, casado com Myrza Melro de Gouveia, com quem formou uma linda e maravilhosa família composta de 04 filhos, 10 netos e 07 bisnetos. Realizou os cursos primário, ginasial e científico no colégio Guido de Fontgalland, no período de 1943 à 1955. E formou-se na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas em 1962. Manteve seu consultório no Parque Gonçalves Lêdo 115 Farol, onde exerceu a Medicina por 58 anos. Teve, entre alguns títulos alcançados durante seus 60 anos no exercício da Medicina, os seguintes: - Membro emérito da Academia Brasileira de Pediatria; - Foi presidente Nacional da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores - Fundador e presidente da Academia Alagoana de Medicina, onde hoje é membro de honra vitalício da mesma; - Membro da Associação Médica Brasileira - Membro emérito da Sociedade Brasileira de Pediatria - Membro da Academia Americana de Pediatria - Membro titular da Academia Alagoana de Letras, onde foi presidente no período de 4 anos - Embaixador do Projeto Trata Brasil da Brasken, por 11 anos - Membro do Conselho Estratégico da Organização Arnon de Mello - Membro Efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *