A Insônia que maltrata
   19 de maio de 2023   │     5:52  │  0

Em conversa com um grupo de amigos o assunto ficou em torno de insônia e fadiga, cujos sintomas seis dos presentes apresentaram. “É horrível não dormir”, dizia um. “É terrível você ver as horas caminhando e os olhos pregados ao teto”, afirmava o outro. “Amanheço fatigado, parecendo ter levado uma surra”, comentava o terceiro.
Esse problema de insônia é bem antigo, pois o Eclesiastes já comenta: “a vigília que se tem para ajustar bens, definhará suas carnes tirando o seu sono”.


As pesquisas mostram que uma boa parte dos brasileiros tem dificuldade para dormir. De acordo com o temperamento e o estado emocional do indivíduo, a insônia pode ser inicial, – aquela em que você fica deitado e não há jeito do sono chegar. Em geral a pessoa não se desliga dos seus pensamentos, dos seus problemas, querendo resolve-los à noite. Outro tipo é a intermitente, o sujeito dorme um pouquinho e acorda, assim fazendo a noite inteira. E, finalmente, existe a insônia matutina, aquela em que o indivíduo acorda às 3 horas da manhã e não dorme mais. Está tudo escuro e ele ouve o grilo a cantar, o barulho do vento e o sol nascendo anunciando um novo dia. Isso todos os dias é uma verdadeira amargura.
A solução que as pessoas portadoras desses diversos tipos de insônia encontram para aliviar seus problemas de sono é o uso de remédios. Realmente, você dorme com benzodiazepínicos ou outro tipo indicado por seu médico, porem lembre-se de que um sono induzido por droga não é natural. Reduz os sonhos e uma mente saudável precisa de sonhos.
A hora de dormir é o momento em que a natureza planeja o seu descanso mental, estimula que interrompamos nossas atividades em favor do nosso repouso. Deixe suas preocupações para outra hora, coloque uma boa música, feche os olhos e agradeça a Deus pela vida. “Cada momento de nossa vida é um milagre que não se repete”, cantou Fernando Pessoa. E Tristão de Athayde recomenda: “não desperdicemos um minuto sequer com pensamentos que nos desagradem”.
Privar-se do sono leva rapidamente à perda do bem-estar. Nos seres humanos a falta de sono começa por causar fadiga, irritação e falta de concentração. Surgem posteriormente dores de cabeça e limitação no campo da assimilação. Portanto, lembro aos portadores de insônia, que a principal causa desse mal, segundo os pesquisadores, são os pensamentos que você mantém acordado. Preocupação e ansiedade nada mais representam do que girar em sua cabeça coisas que aconteceram ou vão acontecer.
Ponha assim em sua cabeça bons pensamentos, durma bem e tenha bons sonhos, é o que lhes desejo.

About Milton Hênio

Milton Hênio Netto de Gouveia, nascido na cidade de Maceió, em 06 de maio de 1937, filho de Antônio Calmon de Gouvêa e Heloísa Corália Netto de Gouvêa, casado com Myrza Melro de Gouveia, com quem formou uma linda e maravilhosa família composta de 04 filhos, 10 netos e 07 bisnetos. Realizou os cursos primário, ginasial e científico no colégio Guido de Fontgalland, no período de 1943 à 1955. E formou-se na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas em 1962. Manteve seu consultório no Parque Gonçalves Lêdo 115 Farol, onde exerceu a Medicina por 58 anos. Teve, entre alguns títulos alcançados durante seus 60 anos no exercício da Medicina, os seguintes: - Membro emérito da Academia Brasileira de Pediatria; - Foi presidente Nacional da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores - Fundador e presidente da Academia Alagoana de Medicina, onde hoje é membro de honra vitalício da mesma; - Membro da Associação Médica Brasileira - Membro emérito da Sociedade Brasileira de Pediatria - Membro da Academia Americana de Pediatria - Membro titular da Academia Alagoana de Letras, onde foi presidente no período de 4 anos - Embaixador do Projeto Trata Brasil da Brasken, por 11 anos - Membro do Conselho Estratégico da Organização Arnon de Mello - Membro Efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *